Coordenação: Irene de Jesus Silva
Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEX) EDITAL PROEX Nº 01/2021
Título: TECNOLOGIAS EDUCATIVAS: AÇÕES NO CUIDAR SEGURO PARA PREVENÇÃO E DETECÇÃO DAS INFECÇÕES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA A SAÚDE NO CÂNCER DE MAMA NA AMAZÔNIA
RESUMO
INTRODUÇÃO: O CÂNCER DE MAMA, CAUSADO PELA MULTIPLICAÇÃO DESORDENADA DE CÉLULAS ANORMAIS, QUE SE MULTIPLICAM FORMANDO TUMOR. É O MAIS COMUM ENTRE AS MULHERES NO MUNDO. NO BRASIL, CORRESPONDE CERCA DE 25% DOS CASOS NOVOS A CADA ANO.. SUBMETIDOS A TRATAMENTOS LONGOS E COMPLEXOS ESTÃO EXPOSTOS ÀS INFECÇÕES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA À SAÚDE (IRAS). PROBLEMAS DE SAÚDE PÚBLICA QUE ATINGEM A ONCOLOGIA; AUMENTA O TEMPO DE HOSPITALIZAÇÃO, ELEVA CUSTOS E A PRINCIPAL CAUSA DE MORBIDADE E DE MORTALIDADE. O PARÁ OCUPA O TERCEIRO LUGAR EM TAXAS DE IRAS. NOSSA HIPÓTESE É QUE COMPORTAMENTO DE RISCO DA EQUIPE DE SAÚDE E DE CUIDADORES COM DISPOSITIVOS INVASIVOS, FERIDAS E DRENOS SE DEVE AO DÉFICIT DE CONHECIMENTO SOBRE AS IH/IRAS INFLUENCIANDO Á FALTA DE ADESÃO ÀS BOAS PRÁTICAS EM SAÚDE, COMPROMETENDO A PREVENÇÃO E A DETECÇÃO DAS COMPLICAÇÕES NO PÓS-OPERATÓRIO, O QUE JUSTIFICA CAPACITÁ-LOS PELAS AÇÕES EDUCATIVAS, INTEGRANDO ENSINO-SERVIÇO. OBJETIVO: PROMOVER TECNOLOGIAS EDUCATIVAS PARA AÇÕES NO CUIDAR SEGURO PARA A EQUIPE DE ENFERMAGEM E CUIDADORES, VISANDO À PREVENÇÃO E DETECÇÃO DAS INFECÇÕES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA EM SAÚDE NO CÂNCER DE MAMA NA AMAZÔNIA. METODOLOGIA: ESTUDO DESCRITIVO QUANTI-QUALITATIVO E ARCO DE MANGAREZ. UTILIZAREMOS QUESTIONÁRIO PARA REGISTRAR O CONHECIMENTO DOS CUIDADORES, PORTADORES E FAMILIARES SOBRE O CÂNCER DE MAMA; FATORES DE RISCO PARA A PATOLOGIA E PARA AS IRAS, FRENTE AOS PROCEDIMENTOS INVASIVOS. APÓS FAREMOS PALESTRAS EDUCATIVAS SOBRE O TEMA, NO HOL. RESULTADOS: ESPERAMOS PELA CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM E CUIDADORES, PROMOVER MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO, ATRAVÉS DE AÇÕES TRANSFORMADORAS, PELAS TECNOLOGIAS EDUCATIVAS Á ADESÃO ÀS BOAS PRÁTICAS SEGURAS EM SAÚDE, NA PREVENÇÃO DAS IRAS. PUBLICAÇÕES DOS RESULTADOS; ESTIMULO A INTEGRAÇÃO ENSINO.
Redes Sociais