Coordenação: Maria de Nazaré Alves de Lima

Publicado: Quarta, 22 de Abril de 2020, 09h38 | Última atualização em Quinta, 13 de Maio de 2021, 15h32

Projeto de Extensão - EDITAL PROEX Nº 01/2020

Título: Estudos e Ações de Enfermagem para a Saúde de Negras e Negros

Área: Saúde

RESUMO

Trata-se de um projeto de extensão, que pretende dar visibilidade às questões da saúde de negras e negros numa perspectiva de contribuir para a política de saúde da população negra no estado do PARÁ. Nota-se a relevância do estudo dada a invisibilidade e falta de atenção às diferenças raciais e consequente negligência às doenças e agravos à saúde ligadas a raça. Destarte haja uma política nacional de saúde integral da população negra desde 2009, esta é pouco conhecida pelos profissionais da saúde e por isso avança em passo lentos no âmbito do Ministério da Saúde. Ações referentes à raça precisam ser implementadas. Conforme a portaria n. 343 de 1º de fevereiro de 2017-m.s,que dispõe sobre o preenchimento do quesito raça/cor nos formulários dos sistemas de informação em saúde, sendo a coleta do quesito cor e o preenchimento do campo denominado raça/cor sejam obrigatórios aos profissionais atuantes nos serviços de saúde, de forma a respeitar o critério de autodeclaração do usuário de saúde, dentro dos padrões utilizados pelo instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE) e que constam nos formulários dos sistemas de informações da saúde como branca, preta, amarela, parda ou indígena, tal preenchimento ainda é incipiente. Cabe ressaltar que esse quesito cor teria por finalidade identificar a situação de saúde da população para que se possa avaliar, planejar e implementar políticas de saúde. Note-se que entre esses agravos (BRASIL,2001) estão a questão da violência contra a população negra, a anemia falciforme, a hipertensão, a mortalidade materna, infarto do miocárdio entre outras. A proposta é promover ações de pesquisas e estudos sobre doenças características da população negra e consequente empoderamento dessa população e interesse de profissionais.

BOLSISTA:

1. Brenda Caroline Martins Da Silva