Ir direto para menu de acessibilidade.

Coordenação: Diego Pereira Rodrigues

Publicado: Quarta, 22 de Abril de 2020, 09h35 | Última atualização em Quinta, 13 de Maio de 2021, 15h32

Projeto de Extensão - EDITAL PROEX Nº 01/2020

Título: Saúde sexual e reprodutiva de adolescentes: aconselhamento no espaço escolar

Área: Saúde

Vice-coordenação: Márcia Simão Carneiro

EQUIPE DE DOCENTES

1. Elisângela da Silva Ferreira
  2. Ana Paula Oliveira Gonçalves

RESUMO

O Ministério da Saúde através das redes assistenciais, visa integrar ensino, aprendizagem e serviço em todos os níveis de assistência dando ênfase à atenção primária, seja na qualificação da gestão, na promoção da participação popular ou na formação de profissionais capacitados para intervir nos diferentes espaços sociais, proporcionando a estes usuários a integralidade no acesso aos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) (FALKENBERG et al., 2014) desta forma, a gestão do cuidado está diretamente voltada à prática social exercida pelo profissional enfermeiro na articulação das atividades assistenciais, ações educativas em saúde, educação permanente entre outros, visando à qualidade do atendimento prestado nos serviços de saúde. Sendo assim, na atenção a saúde sexual e reprodutiva de adolescentes no espaço escolar torna-se essencial para que ocorre a troca mútua de diálogo entre os envolvidos, promovendo ações valorativas para seu autocuidado. Nesse sentido, pontua-se a necessidade de executar o plano curricular nacional (PNC) no que tange à sexualidade no ambiente escolar, já que é uma temática presente no cotidiano de estudantes, pais e professores. Assim, poderão ser debatidos temas importantes para a saúde dos adolescentes, em espe¬cial a garantia da autonomia de suas escolhas e a prevenção de ist e de gravidez indesejada a partir do processo informativo da educação (FERREIRA et al., 2018). Para tanto, são necessárias estratégias relacionadas à informação dos adolescentes, em especial direcionadas àqueles em período escolar, com vistas à promoção de uma discussão crítica e reflexiva, extensiva aos seus responsáveis e professores. Entretanto, existem entraves relacionados ao direito dos adolescentes de vivenciar a sexualidade.

BOLSISTA:

1. Marley Valéria de Andrade Barata